Por perceber essa necessidade tanto de clientes, como não clientes, criamos um guia completo para você que é um marinheiro iniciante.
O primeiro passo que você deve tomar antes de colocar a sua embarcação no mar, seja ela, iate, barco, jet ski, é se informar sobre a região, é preciso conhecer bem o local antes de navegar.
Abaixo algumas dicas e cuidados que você deve tomar:
- – Lembre-se, é obrigatório ter habilitação de barco para navegar, por isso, nunca, em hipótese alguma deixe alguém que não seja habilitado, pilotar o seu barco.
- – Deixar na sua embarcação, coletes salva vidas, no caso de crianças presentes, o indicado é já deixá-las vestidas com o colete.
- – Ainda, no caso de crianças a bordo, você deve considerar que o seu barco tenha uma rede de proteção no guarda-mancebo do barco, isso diminuirá o risco tanto, para crianças, como para animais de estimação que estiverem no barco.
- – Deixe sempre um adulto tomando conta das crianças, principalmente quando o barco estiver em movimento.
- – Jamais exceda a capacidade de passageiros do seu barco, caso não saiba a capacidade de passageiros do seu barco, você pode se basear pelo critério de que cada pessoa corresponde há um (m²) do comprimento do casco.
- – Não permita que as pessoas fiquem no solário do barco durante a navegação, pois podem acabar caindo no mar.
Alguns equipamentos de segurança são OBRIGATÓRIOS, de acordo com a categoria e porte. Abaixo a lista:
- – Manual do proprietário
- – Luzes de navegação
- – Bóia e Coletes salva vidas
- – Caixa de primeiros socorros
- – Bússola
- – Âncora com no mínimo 20 mt de cabo ou corrente
- – Bomba de porão
- – Lanterna
- – Extintor de Incêndio
- – Apito
- – Quadros do Regulamento Internacional para evitar abalroamentos no Mar—RIPEAM (que trazem as regras de governo e navegação, balizamento e tabela de sinais de salvamento).
- – Cartas náuticas da região onde o barco estiver navegando.
Calma, não acabou… Ainda temos mais algumas dicas e cuidados abaixo:
- – Se beber não Pilote. Você é responsável pela embarcação e todos que estão a bordo. Por isso, se for beber contrate um bom Marinheiro e só tenha boas lembranças de seu belo passeio.
- – Em altas temporadas, com o grande movimento, a atenção na hora da navegação deve ser redobrada. Fique bem atento no comando!
- – Respeite a natureza. Não jogue lixo no mar. Nosso animais marinhos agradecem.
- – Leve o celular, para se comunicar em caso de emergência.
- – Caso a bomba de porão não funcionar, você pode usar a bomba de refrigeração do motor. Instruções: Trocar a válvula que capta a água de fora do barco por uma em forma de Y, assim terá como tirar a água do porão.
- – Tenha muito cuidado com os banhistas, não deixe que ninguém que esteja na água se aproxime do barco em movimento. Lembre-se: hélices são como lâminas afiadas. Por isso, sempre desligue o motor quando houver pessoas na água e nunca aproxime o barco das praias (o limite máximo são 200 metros), exceto para embarcar ou desembarcar alguém.
- – Muito cuidado com incêndios, eles são a ameaça número 1 quando falamos de acidente no mar. Todo cuidado é pouco!
- – Tenha sempre um apito a bordo, caso a buzina do barco pare de funcionar.
- – Lembre-se antes de embarcar, informe a marina (náutica) o seu destino e também o seu horário próximo de retorno, assim, em caso de atraso, eles já ficarão atentos à alertas de socorro.
Falando em Marina (náutica) é de extrema importância que você escolha bem a empresa que cuidará do seu barco, até mesmo por conta de manutenções, etc.
É importante se certificar se a mesma além de serviço de garagem náutica, também ofereça outros serviços. Como: Manutenção, Oficina Náutica, Serviço de Socorro, entre outros…